quarta-feira, 18 de maio de 2011

A cura da Alma

Se buscarmos a verdade, tivermos fé Nele e ( . . . ) arrependermo-nos sinceramente, nosso coração será transformado espiritualmente pelo Salvador. Nosso coração tornar-se-á novo outra vez.

Minha mensagem  é a respeito de como contribuir para o processo de cura da alma. É uma mensagem para guiá-los, e a mim também, ao Grande Médico, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. É um plano para a leitura das escrituras, a oração, a ponderação, o arrependimento (se necessário) e a cura por meio da paz e felicidade de Seu Espírito.

"Portanto não vos preocupeis com o corpo nem com a vida do corpo; mas preocupai-vos com a alma e com a vida da alma." (D&C 101:37)
Passei a compreender quão inútil é concentrar-se em perguntas como por que?, ou e se? para as quais não há resposta na mortalidade. Para receber o consolo do Senhor, devemos exercer fé. As perguntas "Por que eu?", "Por que minha família?", "Por que agora?" em geral não têm resposta. Elas diminuem a espiritualidade e podem destruir a fé. Precisamos empregar nosso tempo e energias edificando nossa fé, voltando-nos para o Senhor e pedindo-Lhe forças para vencer as dores e provações deste mundo e perseverar até o fim para alcançarmos maior entendimento.

"Tua mente tem estado mais nas coisas terrenas do que nas coisas ( . . . ) [de] teu Criador ( . . . ); não deste ouvidos ao meu Espírito ( . . . )." (D&C 30:2)
O ato de ponderar sobre as coisas do Senhor, Suas palavras, Seus ensinamentos, Seus mandamentos, Sua vida, Seu amor, os dons que Ele nos deu e Sua Expiação desperta em nós uma imensa gratidão pelo Salvador e pela vida e bênçãos que Ele nos deu.

O Salvador conhece o coração de cada um de nós. Ele conhece nossas dores. Se buscarmos a verdade, tivermos fé Nele e, se necessário, arrependermo-nos sinceramente, nosso coração será transformado espiritualmente pelo Salvador. Nosso coração tornar-se-á novo outra vez.
O arrependimento inclui reconhecermos nosso erro e a necessidade de arrepender-nos, confessando nossos pecados às autoridades competentes do sacerdócio, restaurando o que for possível restaurar, e tomando a decisão de obedecer ao Senhor. O arrependimento proporciona a cura espiritual da alma.

"Portanto se tal homem não se arrepende e permanece e morre inimigo de Deus, as exigências da divina justiça despertam-lhe a alma imortal para um vivo sentimento de sua própria culpa, que o leva a recuar diante da presença do Senhor e enche-lhe o peito de culpa e dor e angústia, como um fogo inextinguível cuja chama se eleva para todo o sempre." (Mosias 2:38)

"E eis que sofrerá tentações e dores corporais, fome, sede e cansaço maiores do que o homem pode suportar sem morrer; eis que sairá sangue de cada um de seus poros, tão grande será a sua angústia pelas iniqüidades e abominações de seu povo." (Mosias 3:7)
O maior e mais intenso sofrimento do Senhor não foi físico, não foi o julgamento, nem a zombaria, nem o fato de terem-no espancado e cuspido Nele, nem mesmo a traição da parte de um amigo querido ou o fato de ter sido rejeitado por aqueles a quem amava, tampouco a crucificação em si. Embora todas essas coisas tenham acontecido e todas tenham sido muito dolorosas, a maior dor que Cristo suportou na Expiação foi para ajudar o transgressor a ser salvo:
"Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam; mas se não se arrependerem, terão que sofrer assim como eu sofri; sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito ( . . . )." (D&C 19:16­18)

Nesta vida mortal, cada um de nós sentirá dor de uma forma ou de outra. A dor pode vir de um acidente ou de um estado clínico doloroso. Podemos naturalmente sentir dor pela perda de um ente querido ou pela falta de carinho de alguém a quem amamos. A dor pode surgir quando estamos sozinhos ou deprimidos. Muitas vezes, resulta de nossa desobediência aos mandamentos de Deus, mas também atinge aqueles que estão fazendo tudo o que podem para manter sua vida em harmonia com o exemplo do Salvador.
As escrituras ensinam que "[há] oposição em todas as coisas". (2 Néfi 2:11) Assim como há épocas de alegria e felicidade na vida de todos, a dor também atinge todos os mortais. Como podemos compreender os momentos da vida em que experimentamos dor física ou emocional?

"Nenhuma dor que sofremos, nenhuma experiência pela qual passamos é vã. Com elas aprendemos a desenvolver qualidades como paciência, fé, força e humildade. Todo o sofrimento e todas as coisas por que passamos, especialmente quando suportadas com paciência, edificam o caráter, purificam o coração, expandem a alma e tornam-nos mais sensíveis e caridosos, mais dignos de sermos chamados filhos de Deus ( . . . )

"Meu filho, paz seja com tua alma; tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento; e então, se as suportares bem, Deus te exaltará no alto; triunfarás sobre todos os teus inimigos."

Nosso Salvador espera que nos dirijamos a Ele por meio do estudo das escrituras, da ponderação e da oração ao Pai Celestial. Recebemos grandes bênçãos e lições vencendo as adversidades. Conforme ficarmos mais fortes e curarmo-nos, poderemos elevar e fortalecer outras pessoas, por intermédio de nossa fé. Sejamos instrumentos nas mãos do Senhor para abençoar as pessoas que sofrem. Presto meu testemunho de que Deus vive, Jesus é o Cristo e espera que nos acheguemos a Ele para recebermos conselhos e cuidados amorosos. Que as bênçãos do Senhor estejam com todos nós e nossos entes queridos ao passarmos pelas provações da vida, eu oro em nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário